UM DISCURSO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA E ÉTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Igor Câmara

Resumo


Este artigo tem como um dos seus objetivos evidenciar a importância da autonomia e da ética docente no contexto da prática do ensino-aprendizagem. Aponta, que precisamos de profissionais intelectualmente preparados, com autonomia em seu ambiente de trabalho, integridade, bom senso, acompanhado de ética, para assim, promover um despertar do ensino no coração e mente de cada aluno. Nesta direção, a autonomia e a ética no ambiente de aprendizagem, são instrumentos da educação que visam o aperfeiçoamento intelectual e do ensino, bem como do relacionamento do docente com o aluno em sala de aula, com práticas educativas e saberes. Destaca a importância da profissão docente, que é um papel fundamental na conjectura social, trazendo uma perspectiva do que é um bom professor, frente a sua profissão e no seu ambiente de aprendizado. Defende que a valorização da dimensão da ética da formação docente, tem um vínculo com a autonomia, essa dicotomia pode ser usada como um pressuposto para identificar um bom professor e contribui para o ensino-aprendizagem. O presente artigo tem como base a pesquisa bibliográfica, e um estudo exploratório descritivo, que aborda a questão da autonomia e da ética do professor frente aos desafios no seu ambiente (sala de aula), bem como, dá a devida importância a esses dois instrumentos que ao nosso viso tem o seu valor para o desenvolvimento do ensinoaprendizagem. Assim sendo, o estudo tem como motivação central o interesse em pesquisar e refletir acerca da importância da autonomia e ética docente no ambiente de ensino-aprendizagem. Pertinente ao exposto, este artigo apresenta algumas possibilidades de ensino, com algumas reflexões sobre o valor destes dois princípios e o papel do professor no seu contexto profissional. Este manuscrito não buscar a vaidade da verdade absoluta. Mas busca trazer significativas reflexões sobre a temática visando uma construção e contribuição decolonial para a ciência da educação.

 

https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1051


Palavras-chave


Autonomia; Aprendizagem; Docente; Ensino; Ética

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.