MATEMÁTICA: PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS

João Batista Ricardo Pinto, Francisco Jeovane do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Rita de Cássia do Nascimento, Lucyllia Elenir Rocha Castro

Resumo


O estudo é oriundo de uma experiência de ensino realizada com um grupo de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A ação consistiu no uso de recursos tecnológicos na abordagem do objeto de conhecimento sobre porcentagem e problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos (acréscimos e descontos). Objetivou-se averiguar os aspectos positivos e as limitações provenientes da experiência de ensino planejada e realizada, por intermédio da utilização de recursos tecnológicos. O estudo está embasado na abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a observação e a entrevista semiestruturada individual. A pesquisa foi realizada no mês de outubro de 2019. A ação constitui-se como um momento interativo de discussões e questionamentos, no qual os estudantes foram instigados a explicitar os conhecimentos prévios, as dúvidas e dificuldades sobre o assunto matemático explorado com o uso das tecnologias. Como fatores positivos, os estudantes destacaram a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino matemático, a contextualização do ensino, o estabelecimento da relação dialógica entre teoria e prática, o uso de estratégias diversificadas no processo de ensino matemático e a predição oral. Como aspectos limitadores da ação, os discentes evidenciaram a falta de domínio efetivo do conteúdo relacionado às operações matemáticas com números decimais e o fator temporal. As tecnologias se constituíram como elementos de aporte ao planejamento e execução das estratégias, evidenciando sua contribuição e auxílio ao trabalho docente.

 

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Palavras-chave


recursos tecnológicos; ensino de matemática; teoria/prática; aprendizagem.

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