YOUTUBE: RECURSO TECNOLÓGICO DE APOIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA AULAS DE LÍNGUA INGLESA

Breno de Campos Belém, Luis Paulo Siqueira Guimarães

Resumo


O presente trabalho aborda o YouTube como um instrumento de ensino e aprendizagem voltado para a língua inglesa. O trabalho consiste em apontar este recurso tecnológico como uma possível alternativa, já que no contexto da sociedade atual, viver sem algum tipo de ferramenta de interação tecnológica está praticamente impossível. Reconhecendo isso, abre-se caminho para possibilidades tanto de ensino quanto de aprendizagem. Propõe-se aqui, por meio de uma sequência de passos, uma proposta de atividade a ser criada nesta plataforma de fluxo de vídeos, em que alunos e professores tornam-se sujeitos ativos na escolha e elaboração do produto final. Embora este trabalho esteja focado na tecnologia, é mister considerar, acima de tudo, que o elemento humano, na figura do professor, ainda é o principal recurso disponível para proporcionar uma aprendizagem eficaz.


Palavras-chave


YouTube; vídeos; tecnologia; língua inglesa; ensino-aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BALADELI, ANA; ALTOÉ, Anair. A internet como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Línguas & Letras. Maringá, v.10, n. 18, p. 1–11. 1º sem. 2009.

BASTOS, Maria da Ascensão. O YouTube e o pensamento de ordem superior em inglês (LE): um estudo com alunos do ensino secundário. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2011.

BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube e a Revolução Digital: Como o Maior Fenômeno da Cultura Participativa Está Transformando a Mídia e a Sociedade. São Paulo: Aleph, 2009.

DANTAS, Tiago. "Youtube"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/youtube.htm. Acesso em 15 de agosto de 2020.

RAMOS, Samantha; FURUTA, Susy. Novas tecnologias nas aulas de língua inglesa: aprimorando o processo de ensino / aprendizagem. Acta Scientiarum. Language And Culture, Maringá, v. 30, n. 2, p.197-203, 16 dez. 2008.

SANTOS, Roberto. As tecnologias e o ensino de inglês no século XXI: reflexos na formação e na atuação do professor. 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação Tecnológica, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

SOUZA, Renata. O uso das tecnologias na educação. Revista Pátio. n. 63. Ago 2012. p. 1-4 Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.