EXPERIÊNCIAS QUE EMERGEM DAS NAVEGAÇÕES: ANÁLISE DE UM RELATO DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL

Jaqueline Silva Miranda

Resumo


Este artigo, inserido no escopo dos estudos de Pesquisa Narrativa em Linguística Aplicada, visa analisar um relato de aprendizagem de tecnologia digital a partir do framework de experiências de Miccoli (2010). De natureza qualitativa e de cunho interpretativista, os pontos de foco de análise foram as experiências diretas - cognitivas, sociais e afetivas - e indiretas - contextuais, pessoais, conceptuais e futuras. A fim de gerar compreensão sobre as vivências do processo de aprendizagem, esse artigo propõe explicitar a forma como a investigação narrativa pode gerar reflexões importantes para os sujeitos envolvidos com o intuito de ressignificar as experiências vividas nesse processo.

Palavras-chave


Experiências; pesquisa narrativa; tecnologia digital.

Texto completo:

PDF

Referências


BARCELOS, A. M. F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. In: Linguagem& Ensino,v.9,n.2,p.145-175, 2006.

BARCELOS, A.M.F. On the Relationship Between Identities, Beliefs, and Emotions of Language Learners, Teachers and Researchers. In: Learner Development Journal, v.1, 2019.

BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014. FERREIRA, D. E. D. Experiências de aprendizagem no contexto on-line: narrativas de estudantes do Projeto Ingrede. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. LIMA, H. H.; LIMA, C. V. A. Experiências de aprendizagem de português língua adicional no contexto universitário. Revista X, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 75-88, 2017. MICCOLI, L. Ensino e Aprendizagem de Inglês: Experiências, Desafios e Possibilidades. Belo Horizonte: Pontes, 2010. PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. Parábola. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.