O DESENVOLVIMENTO DOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE ENQUANTO FERRAMENTAS DE GESTÃO DO SUS: O CASO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO ALTO JEQUITINHONHA – CISAJE, SEDIADO EM DIAMANTINA, MG

Hugo Renan do Carmo Celestino, Davidson Afonso de Ramos

Resumo


Busca-se, com o presente artigo, identificar algumas causas que podem levar a descobrir o que proporcionou o desenvolvimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha – CISAJE e a sua importância enquanto alternativa de gestão do SUS. Para tanto, as pesquisas bibliográficas e documentais utilizadas permitiram observar o posicionamento da sociedade diante do CISAJE e o funcionamento dessa instituição, tal como, a organização da sua estrutura jurídica. A partir disso, objetiva-se analisar o histórico do CISAJE a fim de verificar possíveis questões para pesquisa. Espera-se, assim, demonstrar se essa alternativa de gestão da saúde pública pode proporcionar o melhor uso dos recursos públicos gerando mais qualidade nos serviços de saúde ofertados à população.

Palavras-chave


Saúde Pública. Consórcios Intermunicipais de Saúde. Direito Público. Administração Pública.

Texto completo:

PDF

Referências


FREITAS, Bruna Rodrigues; OLIVEIRA, Adriel Rodrigues de. Avaliação Dos Consórcios Intermunicipais de Saúde da Zona da Mata: Uma análise sob a ótica dos gestores de Saúde. Holos, v. 3, pp.338-353, 2015.

GUIMARÃES, Tatiana Cordeiro. O consórcio público como instrumento de fortalecimento do federalismo brasileiro: vantagens e condições de formação. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Fundação João Pinheiro, 2010.

LIMA, Ana Paula Gil de. Os Consórcios Intermunicipais de Saúde e o Sistema Único de Saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 16, nº 04, 2000.

NEVES, Luiz Antonio; RIBEIRO, José Mendes. Consórcios de Saúde: estudo de caso exitoso. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, nº10, 2006.

PRATES, Ângelo Marcos Queiróz. Os Consórcios Intermunicipais no Brasil: Aspectos legais e Modelos de Consorciamento. Disponível em: <> Acessado em: 21/09/2019.

RIBEIRO, José Mendes; COSTA, Nilson do Rosário. Regionalização da Assistência à Saúde Brasil: Os Consórcios Municipais no Sistema Único de Saúde (SUS). Ipea, nº22, pp. 174-220, 2000.

RIBEIRO, José Mendes; Costa, Nilson do Rosário. Consórcios Municipais no SUS. Repositório do Conhecimento do IPEA, nº669, 1999.

VIANA, Ana Luiza d´ Ávila Ibañez, et al.Nova Perspectiva para Regionalização da Saúde. Repositório Institucional da Fiocruz, v. 22, n. 1, p. 92-106, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.