A POTENCIALIDADE INTERCULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Rayane Araújo Gonçalves, Jakelliny Almeida Santos

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de verificar a potencialidade de trabalhar com a interculturalidade (MENDES, 2011), explorando uma atividade de um livro didático utilizado no ensino da língua materna. Para isso, foi aplicada uma metodologia documental e exploratória, desenvolvida a partir da análise de exercícios do livro didático (LD) Português: Linguagens (2015), produzido por William Cereja e Thereza Magalhães, muito utilizado em turmas de 6° ano da rede pública brasileira. Para a análise dessa atividade, além de alguns critérios definidos, adotamos uma abordagem comunicativa em perspectiva intercultural (MENDES, 2011), a partir da ótica indisciplinar da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), e embasamo-nos no conceito de intertextualidade (KOCH, 2008), o qual colaborou bastante para a reflexão desejada neste trabalho. Os resultados preliminares apontaram que ainda há uma necessidade de nos preocuparmos com o que os LDs retratam em suas atividades, além de salientar aos professores como fazer proveito do material que eles dispõem em mãos.

Palavras-chave


livro didático; interculturalidade; intertextualidade.

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Fonte do livro didático:

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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