NARRATIVA DE APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL: POSSIBILIDADES INVESTIGATIVAS A PARTIR DE MEMÓRIAS

Vanessa Tiburtino

Resumo


Contar histórias faz parte da vida humana. A narrativa propicia a investigação das maneiras diversas como o sujeito reflete suas experiências vividas. Neste sentido, este trabalho configura-se numa narrativa sobre experiências de aprendizagem de tecnologia digital da autora. Além de narrar a história voltada a esse foco, busca-se entender, por meio de análise qualitativa, os sentimentos que permearam todo o percurso, os obstáculos, as satisfações, os meios de superar as dificuldades, num processo de conhecimento e autorreconhecimento. Neste intuito, este estudo baseia-se em Barkhuizen, Benson e Chik (2014) para analisar motivações, emoções e características que os percursos de aprendizagens podem envolver. Todos esses aspectos reforçam as dimensões (culturais, políticas, educacionais e sociais) que se entrelaçam numa narrativa, fazendo desta um instrumento para se pensar novas perspectivas e práticas em pesquisas.

Palavras-chave


Narrativa; Tecnologia; Aprendizagens.

Texto completo:

PDF

Referências


BARKHUIZEN, Gary; BENSON, Phil; CHIK, Alice. Narrative inquiry in language teaching and learning research. New York: Routledge, 2014.

CONNELLY, M.; CLANDININ, J.. Stories of Experience and Narrative Inquiry. Educational Researcher, Washington, v. 19, n. 5, p. 2-14, 1990.

CZARNIAWSKA, Barbara. The uses of narrative in organization research. Göteborg University. 2000. Disponível em: https://gupea.ub.gu.se/bitstream/2077/2997/1/GRI-rapport-2000-5.pdf. Acesso em: 13 abr. 2019.

FERREIRA, Daniela Elisa Duarte. Experiências de aprendizagem no contexto on-line: Narrativas de estudantes do projeto Ingrede. Dissertação (Mestrado). 125 p. Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Revista Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.