LINGUAGEM, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: MUDANÇA DE PARADIGMA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Elaine Martins dos Santos Silva, Carlos Eduardo da Silva Ferreira, Renata Chrystina Bianchi de Barros

Resumo


Este artigo apresenta um trabalho realizado no ano de 2020 que teve por objetivo refletir sobre a relação entre linguagem e tecnologia. Ele tem sua gênese no interior da disciplina “Linguagem, Tecnologia e Práticas Sociais", da Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca (Unifran), na qual se pôde discutir a tecnologia para além da sua tomada como recurso tecnológico. Ao final desta disciplina, foi pedido para que os estudantes-pesquisadores elaborassem um produto final que estivesse alinhado às discussões ali debatidas e configurado como uma tecnologia. Apresentaremos neste artigo um dos trabalhos desenvolvidos por um aluno que optou pela elaboração de um Podcast. Do modo como compreendemos, o Podcast elaborado pelo aluno resultou como lugar de produção de conhecimento, conseguindo articular debates sobre conteúdos propostos bem como sobre formas em que os conteúdos são elaborados, colocando em cena a superação do paradigma tecnicista da relação linguagem, tecnologia e ensino a partir de fundamentos discursivos. Desse modo, a produção de um Podcast como resultado final de uma disciplina mostrou-se produtivo e aliado dos processos de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave


Linguagem; Tecnologia; Recurso Educacional

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS, Renata Chrystina Bianchi de. Tecnologia e Educação: possibilidade de produção do conhecimento. REaD-Revista de Educação a Distância, v. 1, n. 1, p. 1-6, 2019.

FERREIRA, Carlos Eduardo da Silva. A questão de matemática: uma análise dialógica de provas do Enem (1998-2018). Tese de doutorado. Unesp-Araraquara, 2020. Disponível em: . Acesso em 14 jul. 2020.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. (Orgs.). Educação e tecnologia: parcerias. vol. 4 [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2015. Disponível em: . Acesso em 15 jul. 2020.

SELWYN, Neil. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Rio de Janeiro: SESES, 2017. p. 85-103. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf

SILVA, Elaine Martins dos Santos; BARROS, Renata Chrystina Bianchi de Barros. Linguagem e tecnologia: suspensão das evidências dos instrumentos. [livro eletrônico, ISBN 978-65-00-05073-8]. Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNIFRAN. Campinas, SP: Ed. dos Autores, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1va22BwFqJ3CIK7bbohvlFNh0eFM7aWvQ/view?usp=sharing

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.