INCLUSÃO MULTIMODAL EM TEMPOS DE COVID-19

Amaro Sebastião de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Correa, Adriana Monteiro Camara

Resumo


A Pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV2, é um fenômeno mundial de características ímpares, no sentido de sua extensão, velocidade de crescimento, impacto geral na população e nos serviços de saúde, e também por ocorrer em um contexto de acesso a muitas informações. Nesse novo desafio da humanidade, nos deparamos com duas vertentes, uma está relacionada à dificuldade de combater o vírus, e outra que está gerando um caos na área de saúde, educação. O objetivo desta pesquisa visa apresentar e discutir a multimodalidade como estratégia para o aumento da produtividade, e o acesso ao ensino/aprendizagem, com o uso de estratégias pedagógicas diversificadas, de forma a atender as especificidades de seus usuários. No referencial teórico adotado na pesquisa destacaram-se os estudos de: Rojo; Moura (2012), Dionísio (2015), Dudeney (2016) e outras referências que abordam a temática de gêneros multimodais. Como metodologia buscou-se uma revisão bibliográfica e literaturas que abordam a inclusão multimodal e suas vertentes. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que existem várias maneiras de aprender de forma dinâmica e interativa, associada a tecnologia que é fundamental, pois influência os seus usuários, superando as dificuldades e oportunizando o acesso.

Palavras-chave


Inclusão Multimodal; COVID-19; Ensino Remoto; Rotina; Aprendizagem

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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