Expansão e interiorização da educação superior e a evolução do número de docentes graduados na educação básica

Gildásio Antônio Fernandes, Atanásio Mykonios

Resumo


Este artigo aborda parte de uma pesquisa em andamento no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Humanas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Pretende-se averiguar a contribuição da UFVJM na formação e atuação de docentes da educação básica estadual na região do Vale do Jequitinhonha no período de 2013 a 2020, privilegiando a cidade de Itamarandiba para o estudo. A pesquisa compreende duas etapas, inicialmente será realizada revisão de literatura e análise documental e depois pesquisa de campo, em que serão submetidos questionários a fim de identificar a atuação dos egressos dos referidos cursos como docentes na educação básica da rede estadual da cidade de Itamarandiba - MG. Neste artigo, com revisão de literatura, discute-se a proposta de expansão e interiorização da educação superior no Brasil no período de 2003 a 2010; a região do Vale do Jequitinhonha e a UFVJM, assim os reflexos desta proposta para esta instituição; a expansão da educação superior e evolução do número de docentes graduados na educação básica. Após o ano de 2003 houve a expansão e interiorização das universidades federais de ensino e da educação superior. Identifica-se também um aumento significativo de docentes graduados em licenciaturas atuando na educação básica brasileira. Na etapa seguinte da pesquisa pretende-se identificar o percentual de egressos dos cursos de licenciatura da UFVJM, que são de Itamarandiba e a inserção destes egressos na carreira de docente da educação básica da rede estadual de ensino na referida cidade.


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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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