DO TEXTO AO CONTEXTO: O PROCESSO COMUNICATIVO DOS MEMES NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

Poliane Lima Leal de Souza

Resumo


A pós-modernidade trouxe consigo a era digital, consequentemente diversas áreas do conhecimento foram invadidas por mídias digitais e houve a necessidade de se adequar a esta nova demanda implantada na sociedade. Ao longo dos anos o sistema de comunicação vem sofrendo modificações constantes e a interação vem sendo concebida através de novos gêneros em diferentes suportes. Deste modo, buscaremos atrelar à língua- sobretudo o texto que é nosso objeto de maior interesse- essas novas mídias digitais que se propagaram especialmente com o advento da internet. Então, escolhemos trabalhar com o meme, um gênero digital multimodal bastante rico em sua concepção e estrutura e recorrentemente usado nos meios sociais, para analisarmos como se dá o processo comunicativo através do texto e contexto nele presente e também dos conhecimentos necessários à sua abordagem e compreensão. Antes de partirmos para a análise propriamente dita, traremos uma breve explanação sobre o conceito de meme, quais seus objetivos e como se estrutura. Em seguida, realizaremos a análise de alguns memes à luz da Linguística Textual.

Palavras-chave


texto; contexto; processo comunicativo; meme; intertextualidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BEAUGRANDE, R. de (1997). New Foundations for a Science of Text and Discourse: Cognition, Communication, and the Freedom od Access to Knowledge and Society. Norwood: Ablex.

BEZERRA, Benedito Gomes. Gêneros no Contexto Brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

CANDIDO, E. C. R; GOMES, N. T. Memes- uma linguagem lúdica. Revista Philologus, Rio de Janeiro, ano 21,n. 63, p. 1293- 1303, set/ dez, 2015.

CARVALHO, N; KRAMER, R. A linguagem do Facebook. In: SHEPHERD, T. G; SALIÈS, T. Linguística da Internet. São Paulo: Contexto, 2013.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio; Produção Textual, análise de gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

SHIFMAN, Limor. Memes in Digital Culture. The MIT Press: 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.