LETRAMENTO DIGITAL, USO E ENSINO DAS TDICS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Adriana Regina Moreira, André Luiz Covre, Leonardo Lana de Carvalho

Resumo


O objetivo geral deste artigo é o de tecer discussões acerca do uso e ensino das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDICs - em ambientes educacionais, demonstrando a sua relevância. Para isso, trouxemos o posicionamento de diversos teóricos da área, cujos apontamentos acreditamos ser complementares. Partimos da ideia de que o letramento digital se refere às práticas discursivas e comunicacionais nos contextos de interação social e cultural. Para tanto, defendemos que não basta apenas saber utilizar determinado software ou aparelho tecnológico dentro de ambientes educacionais para que seja considerado letrado digital, é fundamental que tal uso e ensino propicie a integração e a comunicação entre os usuários, ou seja, dentro e fora dos ambientes educacionais.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs; Letramento Digital; Tecnologias Educacionais;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.