A APRENDIZAGEM DE TECNOLOGIA DIGITAL É UMA VIAGEM

Fernanda Silva Costa

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo interpretativista de uma narrativa biográfica de aprendizagem de tecnologia. A partir do escopo teórico da Teoria da Metáfora Conceptual e dos estudos realizados em linguística aplicada em Pesquisa Narrativa, buscou-se gerar compreensão sobre as experiências e as conceptualizações de uma professora de língua inglesa sobre sua relação com as tecnologias digitais. Para tanto, é apresentada uma breve revisão teórica sobre o que são metáforas conceptuais, bem como sobre os métodos utilizados em pesquisa narrativa. Por fim, são feitas algumas considerações sobre o potencial científico dessa metodologia a fim de gerar compreensão sobre as experiências e as conceptualizações dos indivíduos em seu processo de aprendizagem de tecnologia digital.

Palavras-chave


Pesquisa Narrativa; Tecnologia Digital; Aprendizagem; Metáforas Conceptuais.

Texto completo:

PDF

Referências


BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and

learning research. New York: Routledge, 2014.

CELANI, M. A.A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem e

Ensino, Pelotas/RS, v. 8, n. 1, p. 101- 122, 2004. Disponível em:

http://www.rle.ucpel.tche.br/index.php/rle/article/view/198/165. Acesso em 03 de maio de

GOMES JUNIOR, R. C. Os aprendizessão viajantes: identidades metaforizadas de estudantes

de inglês de Hong Kong e Belo Horizonte. Scripta, v. 20, n. 40, p. 193-211, 2016.

LAKOFF, G; JOHNSON, M. Metaphors we live by. University of Chicago Press, 1980.

TURNER, J. Turns of phrase and routes to learning: the journey metaphor in educational

culture. Intercultural Communication Studies, v.vii, n.2, p. 23-35, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.