PRODUZINDO UM PODCAST SOBRE A OBRA O VELHO E O MAR: LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DO ROMANCE DE ERNEST HEMINGWAY E DA GRAPHIC NOVEL DE THIERRY MURAT

Priscila Sandra Ramos de Lima, Laila Rayssa de Oliveira Costa, Francisco Rogiellyson da Silva Andrade

Resumo


Em vista dos desafios no ensino de literatura no contexto da educação brasileira, este artigo tem como objetivo criar uma sequência de atividades voltadas à produção de um podcast com vistas a possibilitar o letramento literário com um público do ensino médio a partir da leitura do romance O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway, e da graphic novel de mesmo nome, de Thierry Murat. A escolha das obras se deu por ambas fazerem parte do catálogo de livros do PNBE Literário, programa que seleciona e fornece acervos de obras literárias, de pesquisa e de referência, para todas as escolas públicas da educação básica do nosso país, e também por a BNCC (2018) valorizar tanto o texto literário como as suas adaptações. Propomos uma sequência de atividades básicas a partir dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2010), Hutcheon (2013), Cosson (2018), entre outros autores.

Palavras-chave


Leitura; Letramento Literário; O Velho e o Mar; Adaptação; Podcast

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010. BACH, A. M.; STEYER, F. A. Podcasts: promoção do conteúdo literário no espaço cibercultural. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2008. Curitiba: SEED/PR., 2013. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_port_artigo_arnoldo_monteiro_bach.pdf. Acesso em: 18 mai 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.

pdf. Acesso em: 31 jul. 2019.

CAMPOS, M. de F. H.; LOMBOGLIA, R. HQ: Uma manifestação de arte. In: LUYTEN, Sonia M. (org.). Histórias em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.

CARVALHO, A. A. A. Podcast no ensino: contributos para uma taxonomia. Ozarfaxinars. N. 8, Centro de Formação de Associação das Escolas de Matosinhos (CFAE Matosinhos), Universidade do Minho, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9432/1/Carvalho-2009_Maio.pdf. Acesso em: 19 mai 2020.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. - 2.ed. - São Paulo: Contexto, 2018. FÁVERO, L. L. et al. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 2007. HEMINGWAY, E. O Velho e o Mar. Tradução de Fernando de Castro Ferro. 80. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. 2. ed. Trad. André Cechinel. Florianópolis: EdUFSC, 2013. JESUS, W. B. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 19 mai 2020. MEDEIROS, F. S. A narrativa emoldurada: Heart of Darkness em graphic novel. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. 91f. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4068. Acesso em: 27 mar. 2020.

MURAT, T. O velho e o mar. Ernest Hemingway; adaptação e ilustração Thierry Murat. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, Dec. 2002 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 ago. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.