PLUG IN: DESENVOLVENDO HABILIDADES ORAIS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA EM UM INSTITUTO FEDERAL DURANTE A PANDEMIA

Marina Morena dos Santos e Silva

Resumo


O desenvolvimento das habilidades orais em língua estrangeira, embora proposto pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006) e incluído nos materiais didáticos dessa disciplina, é, muitas vezes, um desafio para docentes e discentes. Dentre as habilidades mais desejadas está certamente a produção oral, pois a fala é uma ferramenta essencial para a comunicação. Pensando nisso, o projeto de ensino que apresento teve como objetivo principal propiciar o desenvolvimento das habilidades orais em língua inglesa, por meio do computador e/ou de dispositivos móveis e suas tecnologias, durante o período de afastamento social por causa da COVID-19. Para isso, 187 alunos e alunas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMG Campus Avançado Ipatinga foram convidados/as a participar desse projeto e inseridos/as em uma turma no Google Classroom, na qual era possível realizar atividades de produção e/ou compreensão oral ao longo de todo o primeiro semestre de 2020. O intuito era não apenas manter e fortalecer o vínculo dos alunos e alunas com o Instituto, mas também manter os/as estudantes em contato com o idioma e assegurar o desenvolvimento de práticas orais. As tarefas eram baseadas em gêneros orais e funções básicas de comunicação, tais como: apresentar-se, descrever pessoas ou lugares; expressar sentimentos e/ou opiniões; falar sobre gostos e preferências; dar instruções etc., e eram utilizadas ferramentas digitais que permitiam a gravação de áudio e/ou vídeo ou a compreensão de textos orais em língua inglesa. Os/as estudantes participantes contavam ainda com um roteiro de produção, material de apoio e feedbacks individuais. Os resultados mostram que as atividades desenvolvidas contribuíram para que o grupo participante pudesse aprender no seu próprio ritmo; identificar suas próprias dificuldades; planejar e praticar a oralidade e o idioma em diversos lugares; aumentar o engajamento com a disciplina e com a sua professora; e promover sua própria autonomia.

Link da palestra em podcast: https://eventos.textolivre.org/moodle/mod/forum/discuss.php?d=1261


Palavras-chave


aprendizagem de inglês; habilidades orais; tecnologias digitais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.