NATIVOS DIGITAIS, PANDEMIA E EDUCAÇÃO PÚBLICA: SOBRE LETRAMENTOS E NOVAS TECNOLOGIAS

Carlos Henrique Silva de Castro, Ana Elisa Ribeiro

Resumo


A conferência discute a noção de nativos digitais a partir das realidades das escolas públicas brasileiras, sobretudo as periféricas. Para além da desconstrução da ideia de que nativos de determinadas épocas teriam letramentos garantidos, reflexões sobre os letramentos ligados às práticas sociais cotidianas e especialmente no ensino remoto são trazidas à baila. Especificamente, condições de acesso e letramentos foram discutidas a partir de tecnobiografias – narrativas biográficas sobre tecnologias e ensino – produzidas pelos graduandos do curso Licenciatura em Educação do Campo (LEC), ofertado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), bem como os eventos de letramento que lhes são oportunizados e suas relações com as novas tecnologias. A partir da análise das tecnobiografias produzidas pelos futuros professores do campo, nota-se que muitos têm suas primeiras experiências com gêneros das esferas acadêmica e digital já na universidade, por meio de metodologias que se mostram bastante produtivas. No contexto de pandemia e do ensino remoto, o trabalho tem ainda mais relevância, tendo em vista que apresenta um olhar etnográfico que pode auxiliar em decisões urgentes. Como resultado da pesquisa apresentada, nota-se os graduandos conseguem ampliar não somente as habilidades necessárias às práticas letradas de suas novas esferas de interação na academia, mas também suas leituras de todo um conjunto de significados envolvido nos novos contextos. Como reflexão para além do contexto da pesquisa das tecnobiografias, fica mais uma vez a certeza de que os contextos devem ser sempre considerados, sobretudo em um país com desigualdades como o nosso, onde o acesso a tecnologias cotidianas para muitos, como a internet, e essenciais para a educação, sobretudo na pandemia, não é garantido a todos.

Obs.: A conferÊncia foi ao vivo e online via Plataforma RNP.


Palavras-chave


Novas Tecnologias; Nativos Digitais?; Educação Remota; Educação Pública

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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