AS TIC COMO FACILITADORAS DE INTERCULTURALIDADE, PLURILINGUISMO E INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Maria Helena Araújo e Sá, María Matesanz del Barrio, Viviane Ferreira Martins

Resumo


As regiões fronteiriças têm sido estudadas como espaços sociais e simbólicos, territórios de integração multidimensionais, lugares de trânsito e de convivência de sujeitos que falam diferentes línguas em culturas diversificadas. Como regiões multilíngues e multiculturais em que, ao lado das línguas oficiais dos estados, outras línguas estão presentes em variadas situações de interação, estes lugares apresentam potencialidade para promover uma educação intercultural. Falar de interculturalidade em tempos de pandemia é fundamental pois é um momento de repensar a forma de estar juntos e viver com os outros. Assim, em época de isolamento social, o tema da interculturalidade torna-se ainda mais presente, já que as alterações impostas na forma de estar com o outro podem ser geradoras de conflitos. Afortunadamente, dispomos de tecnologias suficientes que permitem diferentes formas de comunicação não substitutivas do contato pessoal, porém facilitadoras das relações sociais. Por outras palavras, as TIC permitem-nos não somente relacionarmo-nos socialmente, mas também trabalhar juntos e, em maior medida, continuar com nossas atividades e projetos comuns. Neste sentido, este trabalho apresenta as potencialidades do uso das TIC na formação de professores e na elaboração de projetos de aprendizagem na fronteira Espanha-Portugal no marco do Projeto de escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira. Este projeto integra o Programa Ibero-americano de Difusão da Língua Portuguesa (PIDLP) da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).

Obs.: A conferência foi proferida ao vivo e online via sitema RNP.


Palavras-chave


TICs; Interculturalidade; Plurilinguismo; Integração Fronteiriça

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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