LITERATURA E MÍDIAS SOCIAS: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Renato dos Santos Santana, Caroline Lima dos Santos

Resumo


O avanço tecnológico ocasiona diversas modificações na sociedade e por conseguinte no domínio da língua e literatura, acarretando assim, reflexões e questionamentos acerca de como explorar essas esferas na educação. De tal forma, simultaneamente a essas ascensões, surge os textos digitais, denominados também como gêneros digitais, que circulam e propagam-se por intermédio da internet, que possibilita aos mesmos a obtenção de novas características ao texto e consequentemente ao leitor. À vista a esses fatores, esse artigo propõe-se a discutir sobre como essas questões influenciam o processo de ensino-aprendizagem de literatura, assim como a relevância que a inserção de gêneros digitais pode beneficiar nas práticas metodológicas exercidas pelos professores do século XXI. 


Palavras-chave


educação; gêneros digitais; literatura; metodologia; tecnologia.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARILHA, Marly. A multimodalidade na formação do leitor contemporâneo. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC - Natal, RN - Julho/2010. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/mesas_redondas/MR%20Marly%20Amarilha.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.

CARNEIRO, Jéssica de Souza. Os gêneros textuais digitais no ensino/aprendizagem da webliteratura: o caso dos weblogs. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 3, n. 1, p. 243-253, jan./Jul. 2012 (ISSN 2179-3948 – online).

DE BRITO, Francisca Francione Vieira; SAMPAIO, Maria Lucia Pessoa.Gênero digital: a multimodalidade ressignificando o ler/escrever. Signo, v. 38, n. 64, p. 293-309, 2013. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwihyfmngNXqAhWSILkGHUiuBO0QFjABegQIAhAB&url=https%3A%2F%2Fonline.unisc.br%2Fseer%2Findex.php%2Fsigno%2Farticle%2Fdownload%2F3456%2F2570&usg=AOvVaw0QPzNgR2ESB9XCC4Jgcato. Acesso em: 8 jul. 2020.

MASCUSCHI, L. A. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

TAVARES, Kátia C. A. Usos da Internet no ensino-aprendizagem de leitura: sugestões de portos e rotas para o professor-navegador. In: TAVARES, Kátia C.A., Sílvia B. A. Et al. Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro, 2011. p.132-150.

TAVARES, Kátia C., COSTA, Sílvia B. A. B., FRANCO, C. P. Ensino de leitura na era digital: conexões entre teoria e prática. In: TAVARES, Kátia C.A., Sílvia B. A. Et al. Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro, 2011. p.6-11


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.