O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL ARGUMENTATIVO PARA A SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Alisson Michel Silva Valença, Nathália Teófilo Bezerra de Melo

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada através do desenvolvimento do jogo argumentativo Luka. Assim, esse texto é respaldado em acepções contemporâneas acerca da argumentação, que a concebem como sendo uma atividade de propriedades dialógico-semióticas cuja presença é verificada por determinados elementos constitutivos, componentes na práxis argumentativa, a saber: argumento, contra argumento, resposta ao contra-argumento (LEITÃO, 2007). Por essa via, o atual trabalho demarca os atributos dessa dinâmica através do arranjo funcional de um jogo digital, o Luka, que tem como objetivo, justamente, propiciar o desenvolvimento de habilidades argumentativas em alunos do ensino fundamental. Nesse sentido, tecerei considerações acerca das etapas de desenvolvimento do jogo e das razões que basearam a busca por relacionar um game à promoção de habilidades argumentativas no âmbito escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

.pdf>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.

DE CHIARO, S.; AQUINO, K. A. S. Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação & Pesquisa, v. 43, n. 2, p. 411-426, 2017.

LEE, J. J.; HAMMER, J. Gamification in Education: What , How , Why Bother?. Academic Exchange Quarterly. v. 15, p. 1–5, 2011.

LEITÃO, S., Processos de construção do conhecimento: a argumentação em foco. Pro-Posições, v. 18, n. 3, p. 75-92, 2007.

LEITÃO, S. The potential of argument in knowledge building. Human Development, v.43, n. 1, p. 332–360, 2000.

LIMA, A. J. A. O lúdico em clássicos da filosofia: uma análise em Platão, Aristóteles e Rousseau, Anais do II Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Campina Grande, PB, Disponível em: Acesso em: 20 de jun. de 2020.

VALENÇA, A. M. S, Argumentação, jogos e construção do conhecimento: uma revisão. Revista Currículo e Docência, v.2, n.1, p. 6-24, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.