O ENSINO MERAMENTE CLASSIFICATÓRIO DE GRAMÁTICA: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UM MINICURSO DE SINTAXE À LUZ DA GT

Jeander Cristian Da Silva

Resumo


O objetivo deste trabalho é mostrar a proposta de implementação de um minicurso on-line de sintaxe da língua portuguesa à luz da Gramática Tradicional dentro do Apoio Pedagógico da Fale/UFMG e os resultados obtidos com o primeiro encontro desse minicurso. Esse minicurso foi oferecido entre os meses de maio e agosto de 2020, por meio da plataforma Google Classroom, e as atividades práticas foram elaboradas mediante recursos do Google Forms. Um dos objetivos da primeira atividade era, a partir da perspectiva de Antunes (2003), promover uma autorreflexão nos participantes sobre as suas experiências como alunos da disciplina de português durante a educação básica. Os resultados obtidos mostram que alguns desses participantes se veem na situação exposta pela autora, ou seja, o ensino de português tem se dado numa perspectiva nomeadora e classificatória.

Palavras-chave


minicurso; sintaxe; gramática tradicional; ensino meramente classificatório

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

COLEGIADO "Graduação em Letras - Faculdade de Letras/UFMG". Projeto Apoio Pedagógico. Apresenta os objetivos do projeto e informações sobre os seus minicursos. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2020.

YOUTUBE. Canal de videoaulas do curso de Sintaxe, na perspectiva da Gramática Tradicional. Maio 2020. Disponível em: Acesso em: 11 ago. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.