INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Frankiele Oesterreich, Adriana Moreira da Rocha Maciel, Karine Josieli Konig Meyer, Karine Weber

Resumo


O presente artigo refere-se às atividades realizadas no Projeto Inovar da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como foco temático o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras para profissionais na Educação Básica. Desse modo, o projeto visa promover novas coreografias didáticas no cenário educacional contemporâneo, incorporando naturalmente os recursos disponibilizados pelas TICs. A proposta visa a integração universidade-escola por meio de atividades formativas para o uso das TICs, buscando assim, o desenvolvimento profissional docente em uma rede de trabalho que considera como ponto de partida a experiência e saberes dos participantes, gerando uma cultura colaborativa, além de uma capacitação em serviço dos professores das escolas envolvidas. A perspectiva de investigação-ação e da investigação-formação conectadas dará o suporte metodológico ao Projeto Inovar, tendo como meta o desenvolvimento profissional docente em uma rede de trabalho que considera como ponto de partida a experiência e saberes dos participantes, gerando uma cultura colaborativa. Busca como resultados efetivos a formação qualificada dos estudantes atuantes no trabalho, além dos pesquisadores e professores; a capacitação em serviço dos professores das escolas envolvidas e a melhoria da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.

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Palavras-chave


Tecnologias de informação e comunicação; práticas pedagógicas inovadoras; coreografias didáticas; projetos de ensino-aprendizagem.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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