A METODOLOGIA TEXTO LIVRE APLICADA EM AULAS DE REDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Carlos Henrique Silva de Castro

Resumo


Este texto relata uma experiência com produção textual no primeiro ano do Ensino Médio. O trabalho contempla a produção de gêneros acadêmicos como relatórios de pesquisa e artigos científicos. Como subsídio teórico temos, primeiramente, o propósito funcional da escrita, tal como preconizam Antunes (2003) e Matte (2006) e, em um segundo instante, o letramento funcional do sujeito, conceitos trazidos por Soares (2002) e Marcuschi (2001). A sequência didática utilizada baseia-se, ainda, na metodologia Texto Livre, desenvolvida por Matte (2012). As conclusões apresentadas relatam o sucesso da experiência no que diz respeito ao letramento dos alunos no uso de ferramentas digitais para trabalho com textos e, ainda, nas habilidades necessárias à apresentação de textos formais escritos e orais tais como os gêneros acadêmicos.

Link para o registro da apresentação: http://textolivre.org/wiki/Xevidosol/Castro


Palavras-chave


Escrita; Propósito Funcional; Letramento; Metodologia Texto Livre

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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