O ENVOLVIMENTO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL COM OS LETRAMENTOS DIGITAIS

Bruno Ciavolella

Resumo


Fundamentado na concepção dialógica de linguagem proposta pelo círculo de Bakhtin e nos Novos Estudos sobre o Letramento, nas suas vertentes etnográfica (STREET, 2003) e pedagógica (ROJO, 2009, 2012), este artigo tem por objetivo discutir o envolvimento dos docentes de língua portuguesa do Ensino Fundamental de um colégio da rede estadual de ensino do estado do Paraná com os letramentos digitais. Dedicamo-nos, principalmente, em compreender os usos e significados que tais professores conferem aos letramentos digitais que fazem parte de seu cotidiano. Para tanto, esta pesquisa insere-se na abordagem qualitativo-interpretativa de pesquisa, sendo os dados obtidos por meio de um questionário. Como resultado, verificamos que os docentes se envolvem com os letramentos digitais, contudo os usos e significados atribuídos a tais práticas relacionam-se, especialmente, à simples busca de informação, não participando de outras possibilidades interativas existentes no ciberespaço.  A participação dos professores revela-se, portanto, incipiente se comparado à diversidade de práticas interacionais proporcionadas por esse ambiente.

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Palavras-chave


Letramento digital; ensino; docentes.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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