A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM AMBIENTES VIRTUAIS

Joserlene Lima Pinheiro, Marcilia Chagas Barreto

Resumo


A formação de professores que ensinam Matemática ganha novos contornos a partir da crescente adoção de espaços virtuais para as atividades de qualificação profissional, seja em cursos de formação inicial ou continuada. Tais modificações de contexto devem contemplar o reconhecimento das especificidades quanto a natureza dos conhecimentos Matemáticos e, consequentemente, das estratégias que efetivamente favorecem sua aprendizagem. Nosso objetivo neste trabalho é explicitar a fertilidade da teoria dos Registros de Representação Semiótica, do psicólogo e filósofo francês Raymond Duval, apresentando algumas das implicações metodológicos e cognitivas que devem ser observadas neste horizonte de uso de representações semióticas. Reconhecemos que a modificação nas possibilidades de comunicação entre os sujeitos em processos de formação e com ferramentas de alta versatilidade, como é o caso dos ambientes online, permitem interações que podem favorecer uma compreensão aprofundada quanto as potencialidades do uso da linguagem nos processos metodológicos e cognitivos para a aprendizagem nesta área do conhecimento. Ademais, alertamos que, caso estes processos de formação não sejam devidamente estruturados respeitando estes aspectos, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ao invés de auxiliar, podem constituir mais um obstáculo para uma efetiva qualificação dos processos de aprendizagem da disciplina que, por sucessivos anos, apresentam baixo rendimento por parte dos estudantes brasileiros, em todos os níveis da Educação Nacional.

Link para o registro da apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=20&t=3936


Palavras-chave


Formação de professores. Educação Matemática. Ensino online. Representação Semiótica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.