PRODUZINDO TEXTOS NA REDE SOCIAL FACEBOOK: ANALISANDO DADOS DA EXPERIÊNCIA

Eryck Dieb Souza

Resumo


: As redes sociais têm um papel importante nas relações humanas da atualidade. Nesse sentido, este trabalho relata o uso do Facebook como um suporte virtual e pedagógico na E.E.E.P. Edson Queiroz para a Olimpíada Brasileira de Português (OBP), que aborda o tema “O lugar onde eu vivo!”. Criamos um grupo no Facebook onde os alunos pudessem desenvolver debates extraclasse sobre o lugar onde vivem. O uso das ferramentas três “C” para proporcionar aos estudantes a elaboração de seus textos nas seguintes ações, denominadas, por nós, de atividades: Curtir – nos permite dizer que o aluno não apenas gostou, mas que também está presente no ambiente analisando e lendo os posts. Comentar- opinar um texto proporcionando a interação para a aprendizagem. E por fim, compartilhar- podemos dividir com os demais, informações, fotos, vídeos e documentos que enriqueçam as produções, nos permitiu bons resultados analisados. Concluímos que a interação dentro de um ambiente virtual contribui para a formação do conhecimento para a construção de uma identidade mais interativa, no que diz respeito ao relacionamento entre seres humanos mediado pela tecnologia. Com efeito, para além da interatividade evidente, identificamos categorias que justificam o uso positivo das estratégias pedagógicas dentro de um espaço virtual, em função do aspecto lúdico que lhe é peculiar, torna menos árida a aprendizagem da história local e dos gêneros textuais trabalhados. Isso ocorre também, porque além dos alunos identificarem o grupo como um espaço fácil de conseguirem um aprimoramento do aprendizado, eles também interagiram de forma produtiva dentro desse ambiente.

Link para o registro da apresentação: http://textolivre.org/wiki/Xevidosol/Souza


Palavras-chave


Facebook, produção de texto, apoio pedagógico

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.