DIMENSÕES AFETIVAS EM DOCENTES FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS OUVINTES E SURDAS EM FOCO

Heloísa Andreia de Matos Lins

Resumo


O presente trabalho refere-se a uma pesquisa-ação ligada aos processos de alfabetização e letramento de estudantes surdos e ouvintes do Ensino Fundamental (1º. Ciclo) e ao redimensionamento de práticas pedagógicas, nesse contexto, através da utilização das novas tecnologias e da formação continuada de professores, onde as dimensões afetivas docentes diante desses recursos - em movimentos de proximidade e distanciamento - são enfocadas. Os resultados indicam que, embora saibamos das dificuldades concretas por que passam as escolas de educação básica (como falta de computadores para os alunos, acesso à banda larga em velocidade adequada, etc.), nesta pesquisa ficou evidente o papel do gestor, pois foi a “ponte” principal entre a escola e a universidade, assim como buscou de muitas formas a efetivação de novas práticas de ensino e aprendizagens plurais aos alunos ali matriculados. O papel do monitor da sala de informática também ganha um papel de destaque nesse processo, em função de seus conhecimentos técnicos e engajamento, sendo, portanto, desencadeador de segurança nas docentes envolvidas. De qualquer modo, as professoras compuseram a centralidade das forças para as mudanças ali ocorridas, quando decidiram se arriscar em frentes até então não muito exploradas.

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Palavras-chave


: afetividade, novas tecnologias, formação docente, alfabetização, letramento digital

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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