O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ELE (ESPANHOL/ LÍNGUA ESTRANGEIRA) NO ENSINO TÉCNICO

Eliane Santos Leite da Silva

Resumo


Propõe-se, com o presente texto, apresentar uma proposta de ensino do Espanhol como língua estrangeira no âmbito do Ensino Técnico, mais especificamente no Instituto Federal Baiano, Campus Governador Mangabeira-BA (BRASIL), além de proporcionar uma reflexão a respeito dos limites, desafios e possibilidades que a prática de ensino da língua espanhola neste nível de ensino (geralmente por assumir um caráter instrumental) impõe ao docente. Nesse sentido, será compartilhado o planejamento de atividades de ensino a serem implementadas no referido campus, enquanto atividades extensionistas, no formato de curso de língua de curta duração, tendo por público alvo, inicialmente, os alunos matriculados no Curso Técnico Subsequente em Manutenção e Suporte em Informática. A proposta está fundamentada a partir da abordagem teórica de Marcuschi (2008), segundo o qual o gênero textual é a materialização dos discursos e que o trabalho com os mesmos em sala é um caminho para a aprendizagem significativa. Assim, as atividades didáticas centrar-se-ão no ensino e aprendizado da língua considerando a proposta comunicativa, percebendo as limitações externas e/ou internas de tempo, espaço, materiais, etc, como possibilidades de inovação das estratégias e não necessariamente como entraves a um trabalho de qualidade. Como subsídio teórico serão consideradas ainda as reflexões de Alonso (1994), Fernández (2003), Martinez (2009) e Santa Cecília (1995).

Palavras-chave


Ensino de ELE; Novas Tecnologias; Ensino Técnico

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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