INFOGRÁFICOS E ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Gonzalo Abio

Resumo


Os infográficos são um gênero multimodal que facilita a compreensão de informações complexas. Infográficos nasceram acompanhando as notícias dos jornais e posteriormente passaram também para a internet. Hoje, além da esfera jornalística, também é comum encontrar infográficos que podem ser criados por pessoas não necessariamente profissionais, graças à existência de serviços na web 2.0 especializados para a criação de infográficos que são produzidos “nas redes e para as redes”. Existem sites que reúnem e classificam infográficos por temas e muitos professores também possuem listas de infográficos classificados, em sites de catalogação visual como Pinterest. Neste trabalho pretendemos apresentar brevemente algumas das vantagens que entendemos que pode ter o trabalho com infográficos como apoio no ensino de línguas adicionais, assim como chamar a atenção sobre a necessidades de brindar uma maior atenção para essas possibilidades de trabalho com textos multimodais e multiletramentos em geral, desde uma perspectiva não apenas de leitores consumidores, como também de produtores de significados por meio de conteúdos multimodais.

Palavras-chave


infográficos, multimodalidade; multiletramento; ensino-aprendizagem de línguas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.