COP E AVA: UMA PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO E INTERCÂMBIO DE SABERES

Aline de Abreu Curunzi Chanan

Resumo


O artigo discorre sobre a Teoria das Comunidades de Prática (CoP) (Wenger; Lave 1991) e Teoria da Aprendizagem Social (Wenger, 1998), com a concepção de construção coletiva de conhecimento e intercâmbio de saberes. Propõe uma possibilidade de utilização do ambiente MOODLE como ferramenta pedagógica, a fim de potencializar as relações presenciais entre os integrantes de comunidades de prática em cursos de graduação. A intenção da proposta da utilização do ambiente MOODLE em comunidades de prática vai além da mera instrumentalização e interação com os elementos, mas de construir com o grupo de docentes e discentes a concepção de uma construção coletiva que permite o intercâmbio de saberes que vão sendo significados a cada momento. Assim, utilizamos em nossa prática docente a mediação das ferramentas de comunicação síncronas e assíncronas, construindo um significado pedagógico para elas. Esperamos que as comunidades virtuais possam contribuir para a comunicação e interação de pessoas em comunidades de prática.

Palavras-chave


Comunidades de Prática; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Interação; Comunidades Virtuais de aprendizagem.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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