AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS: UMA BREVE ANÁLISE DA QUESTÃO SOBRE O PONTO DE VISTA DOS JOGADORES

Tiago S. L. Gomes

Resumo


No século XXI as pessoas necessitam de uma nova gama de capacidades constituídas por pensamento crítico, trabalho em equipe, resolução de problemas, colaboração, facilidade de utilização com tecnologia e capacidade de trabalhar com informação (Galarneau & Zibit, 2007). Neste trabalho, são analisados vários aspectos pedagógicos de quatro jogos online do estilo Massively Multiplayer Online Games. O resultado deste estudo constatou-se uma distinção clara entre mundo dos jogos e mundo real. Isso pode ser notado por dois fatores principais: (1) grande parte dos jogadores reconhecem que desenvolvem capacidades como aprender a trabalhar em grupo e a resolver problemas, mas a maioria dos jogadores não consegue utilizar as capacidades desenvolvidas no ambiente do jogo para a sua vida escolar ou profissional; (2) a maior parte dos jogadores não considera que os jogos auxiliem na sua vida escolar ou profissional.


Palavras-chave


Tecnologia Educativa; MMOG; Educação

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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