A FERRAMENTA WINK E O MODELO "SALA DE AULA INVERTIDA" APLICADOS AO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO

Cristiano da Silveira Colombo, Nilson Sergio Peres Stahl, Sandra Maria Schröetter, Camila P. F. R. Duncan

Resumo


Neste trabalho utiliza-se de novas metodologias de ensino, apoiadas porferramentas computacionais, para contribuir na melhoria do aprendizado dos alunos do CursoTécnico em Informática do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro. Com oobjetivo de tornar as aulas atraentes, objetivas e com o foco no aluno, recorre-se ao modelo FlippedClassroom (sala de aula invertida). Este modelo promove uma organização curricular diferenciada,que permita ao aluno o papel de sujeito de sua própria aprendizagem e mantém o papel do professorcomo mediador entre o conhecimento elaborado e o aluno. Objetos de aprendizagem foram criadoscom o auxílio da ferramenta Wink, para contemplar o conteúdo da disciplina Técnicas deProgramação. Espera-se neste trabalho, comprovar que a implementação do modelo do FlippedClassroom, com base na utilização de OAs, que o processo de ensino aprendizado dos alunos foimelhor que o processo tradicional, centralizado no professor.

Palavras-chave


Aula invertida; Wink; Objetos de aprendizagem; Ensino de Programação

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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