ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS GAMIFICADOS

Gerson Bruno Forgiarini de Quadros

Resumo


A  aprendizagem  baseada  em  games  se  consolida  cada  v ez  mais  no  cenário educacional  brasileiro.  Ainda  com  certas  limitações,  o  ensino  de  idiomas  vem  ocupando novos  espaços  além  das  salas  de  aulas  das  escolas  e  cursos  especializados  de  idiomas.  Os tablets  e  smatphones  vêm  se  tornando  campo  de  mediação  fértil  para  quem  deseja  estudar uma  língua  estrangeira.  Nesse  sentido,  o  presente  estudo1busca  discutir  a  aplicação  do conceito de gamificação  no ensino de idiomas.  Segundo a literatura dessa área os elementos de  games  envolvidos  nesse  processo  de  construção  do  conhecimento  linguístico  estão fundamentados  numa  mudança  de  comportamento  dos  estudantes.  Os  jogos  provocam  no aprendiz uma sensação de diversão, propiciando um ambiente agradável para a aprendizagem.A partir desse sistema gamificado, três elementos são considerados: motivação, habilidade e a aprendizagem.  Uma  análise  preliminar  atesta  que  os  recursos  disponíveis  em  ambientes  deensino  de  línguas  online  são fáceis de serem acessados pelos estudantes.  E  os elementos de jogos  como  os  pontos,  medalhas  e  rankings  os  mantêm  envolvidos  nas  atividades  de aprendizagem como num jogo de videogame onde os desafios são constantes.

Palavras-chave


Ensino; Línguas; Gamificação

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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