A TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO E A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM UM CURSO DE INGLÊS ON-LINE

Márcia Magarinos de Souza Leão

Resumo


Esse artigo relata uma pesquisa sobre a intensificação da comunicação de uma professora com alunos de um curso de inglês on-line baseado em interação aluno-conteúdo. As mensagens enviadas aos alunos buscaram apoiá-los em termos de gerenciamento do curso, de aproveitamento dos estudos, de utilização efetiva da mídia, de planejamento e de autoavaliação, por exemplo. Com base na teoria da autodeterminação (RYAN e DECI, 2000a;2000b), as mensagens tinham as funções de reforçar o sentimento de competência dos alunos, estimular sua autonomia ou autoregulação e desenvolver a noção de vínculo com o curso. Assim, buscou-se estimular a autodeterminação dos indivíduos, levando-os a um maior interesse no retorno aos estudos e na realização das tarefas.

Palavras-chave


autodeterminação; interação professor-aluno; ensino a distância

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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