EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AFETIVIDADE, PROXIMIDADE E COLABORAÇÃO NO DISCURSO DO ALUNO/CURSISTA

Raquel Tiemi Masuda Mareco, Rosana da Silva Araujo

Resumo


Tendo em vista o crescimento da Educação a Distância (EaD) e as diferentes abordagens sobre o ensino e a aprendizagem nessa modalidade, temos por objetivo promover uma reflexão sobre a relação professor/tutor-aluno/cursista, apresentando sequências discursivas coletadas em um contexto empírico de um curso semipresencial, e considerando a atuação do professor/tutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na interação com o aluno/cursista. Com base em estudos sobre os benefícios da presença de um contexto afetivo no ambiente virtual e na abordagem “Estar junto Virtual” postulada por Valente, procuramos demonstrar a importância da afetividade, proximidade e colaboração para motivação, permanência e bons resultados no desempenho pessoal do aluno/cursista, durante a realização do curso na modalidade a distância. Por meio das discussões aqui realizadas, pudemos compreender que há um estereótipo (imagem socialmente construída e cristalizada) de que na EaD a relação professor/tutor-aluno/cursista é “fria” ou “distante”. No discurso dos discentes, pudemos acompanhar como esse estereótipo é desconstruído quando se tem uma relação afetiva entre professor/tutor-aluno/cursista.


Palavras-chave


Afetividade; análise do discurso; EaD; estar junto virtual.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.