INTERFACE E FERRAMENTAS DO MOODLE: A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM PRÁTICAS COLABORATIVAS GAMIFICADAS

Fabrícia Faleiros Pimenta, Bianca Starling Rosauro de Almeida

Resumo


Este texto apresenta os caminhos percorridos até o momento acerca da pesquisa em trâmite que tem por objetivo a construção de uma interface “Gamificada” e colaborativa do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “Moodle”. Ao propor a possível utilização de elementos, princípios e dinâmicas de jogos atrelados a sistemas colaborativos na seara da Educação a Distância, busca-se tornar a experiência dos estudantes mais engajante e motivadora, de modo que as ações dos discentes dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem tenham resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem. É importante também informar que a interface deve apresentar-se intuitiva, de tal forma que o ambiente possa ser utilizado como forma de inclusão digital. Espera-se que a “Gamificação do Moodle” promova a vivência de um processo educacional que privilegie a exploração, a experimentação, a interação, a colaboração, a autonomia e a autoria criativa, provocando nos cursistas a tomada de consciência sobre o próprio processo de aprendizagem e promovendo a democratização da aprendizagem e do uso de novas tecnologias.

Palavras-chave


gamificação, educação a distância, interface, inclusão, colaboração.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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