A HIPERMÍDIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS L

Benedito de Jesus Serrão Rodrigues

Resumo


Neste artigo compreende-se que com o advento da globalização é impossível não falar nas novas formas de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a “sociedade em rede” (LÉVY, 1998) deixa de ser um campo fechado em si e torna-se um novo espaço de interações – que sistematicamente produz sentidos sociais, transbordando os paradigmas mecanizados pela didática tradicional e conteúdos suficientemente positivistas ministrados nas aulas de língua portuguesa, por exemplo. Logo, em uma primeira instância, considera-se a globalização como eixo norteador das novas configurações sociais, cujo alicerce versa-se nas esferas política, econômica, social e cultural, na qual a comunicação torna-se interpretação e representação para a informação. Neste sentido, em uma segunda incursão, abordarei a internet como o espaço que estimula a participação produtiva e social para, enfim, articular a hipermídia - ramificação tecnicamente projetada pela internet não apenas como convergência de mídias – vídeo, som, imagem...; mas como um ambiente que transforma as informações na própria experiência (SANTAELLA, 2008), a fim de discutir possíveis perspectivas para elaboração coordenada de métodos didático-metodológicos aplicados nas aulas de língua portuguesa.


Palavras-chave


: Hipermídia; Instrumentos tecnológicos; Métodos didático-metodológicos.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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