O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MY ENGLISH ONLINE SOB A ÓTICA DA DISCURSIVIDADE

Maria Aparecida Viegas de Melo

Resumo


Este projeto de pesquisa, ainda em andamento, tem como proposta estudar a discursividade no ambiente virtual de aprendizagem My English Online, onde nos propomos analisar o material didático e o design do curso. Objetivamos examinar de que maneira e se o curso proporciona autonomia aos alunos que dele participam, quais discursos e práticas de aprendizagem acontecem nesse e por esse espaço, e como o processo ensino aprendizagem da língua inglesa vai sendo construída pelos usuários, seja através do design pedagógico adotado ou do sistema de navegação, interação e interatividade, e se estes promovem a autonomia dos sujeitos alunos, sendo estes fatores relevantes para o aprendizado eficaz de um curso de línguas a distância. Buscamos compreender em nossas análises, se há regularidades enunciativas que indiquem a autonomia e se sim como ela está funcionando neste curso, em relação ao material didático disponibilizado neste ambiente, por seu design e enunciados das instruções e atividades nele propostos. Sendo assim, defendemos a ideia de que a análise de cursos de línguas online pode trazer contribuições relevantes para o trabalho de elaboração de cursos a distância e de materiais educacionais digitais, visando torná-los mais eficientes e adequados às necessidades dos aprendizes de línguas estrangeiras em nosso país. Este projeto de pesquisa, ainda em andamento, tem como proposta estudar a discursividade no ambiente virtual de aprendizagem My English Online, onde nos propomos analisar o material didático e o design do curso. Objetivamos examinar de que maneira e se o curso proporciona autonomia aos alunos que dele participam, quais discursos e práticas de aprendizagem acontecem nesse e por esse espaço, e como o processo ensino aprendizagem da língua inglesa vai sendo construída pelos usuários, seja através do design pedagógico adotado ou do sistema de navegação, interação e interatividade, e se estes promovem a autonomia dos sujeitos alunos, sendo estes fatores relevantes para o aprendizado eficaz de um curso de línguas a distância. Buscamos compreender em nossas análises, se há regularidades enunciativas que indiquem a autonomia e se sim como ela está funcionando neste curso, em relação ao material didático disponibilizado neste ambiente, por seu design e enunciados das instruções e atividades nele propostos. Sendo assim, defendemos a ideia de que a análise de cursos de línguas online pode trazer contribuições relevantes para o trabalho de elaboração de cursos a distância e de materiais educacionais digitais, visando torná-los mais eficientes e adequados às necessidades dos aprendizes de línguas estrangeiras em nosso país.

Palavras-chave


Linguagem; Tecnologia; Educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.