EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, PROCESSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DEMOCRÁTICO

Esivaldo Idalino da Silva, Edna Maria de Jesus, Clarice Pereira de Freitas Florêncio

Resumo


Este trabalho descreverá de forma breve a história da educação à distância no Brasil, no Piauí e no curso de pedagogia de Canto do Buriti, pois serão de fundamental importância para o entendimento deste trabalho. Os processos mediadores ocorrem de diversas formas. Tais como: através de computadores, aplicativos educativos, conexão com a internet e profissionais qualificados. Utilizou-se uma metodologia consubstanciada em referenciais bibliográficos e entrevistas formais, com o objetivo de descrever a importância da tecnologia para o ensino democrático, em especial nesta modalidade que utiliza 80% dos recursos informáticos e tecnológicos em sua metodologia de ensino. Assim, cabe dialogarmos sobre os processos tecnológicos insuficientes em algumas regiões do país, os quais são geradores de desestímulos e desigualdades sociais, culturais, econômicas e educativas. Foram detectados dois fatores prejudiciais ao desenvolvimento desta modalidade educativa, a falta de energia elétrica e a falta de sinal de internet. No entanto, a hipótese sobre a educação à distância ser democrática e de qualidade é verdadeira. Assim concluiu-se que é democrática, e que permite estreitar o espaço existente entre países e continentes além de facilitar o acesso e a permanência do graduando nos cursos superiores.


Palavras-chave


Acesso à internet e equipamentos digitais limitados; Democratização do Ensino; Educação à Distância; processos tecnológicos para o ensino democrático.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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