“#IN BRAZILIAN PORTUGUESE”, MEMES E FENÔMENOS: LINGUÍSTICA E AS SUGESTÕES PARA RECONHECER E INVESTIGAR EVENTOS DIGITAIS

Jaime de Souza Júnior

Resumo


Neste trabalho, orientados por uma perspectiva da Linguística (HALLIDAY, 1987; KRESS; VAN LEEUWEN, 2000; SOUZA JÚNIOR, 2015a), apresentamos, de maneira sucinta,  aos leitores menos familiarizados (sejam estes estudiosos da linguagem, profissionais de áreas correlatas ou professores dos diversos estágios educacionais) algumas sugestões teórico-metodológicas e termos-chave relevantes para pesquisas voltadas ao estudo de aspectos da linguagem, no sentido de que, a partir de investigações da referida natureza, como já se faz em estudos de orientação comunicacional (RECUERO, 2006), ou memética (TYLER, 2011, 2013), se possa proceder ao reconhecimento e à investigação da propagação de eventos digitais, tais como o fenômeno de memes “#In Brazilian Portuguese” – difundido majoritariamente através da rede social Twitter.com, em fevereiro de 2015.


Palavras-chave


Memética; Mídias Sociais/Digitais; Linguística; Marketing Viral; Memes da Internet e Ensino

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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