A AQUISIÇÃO DO ESPANHOL INSTRUMENTAL NA PLATAFORMA MOODLE

Valéria Jane Siqueira Loureiro

Resumo


Este trabalho se propõe a analisar o curso de extensão universitária CEI (Curso de Espanhol Instrumental) para a comunidade interna da Universidade Federal de Sergipe. O CEI se trata de um curso para apreender a língua por meio da leitura de textos direcionados as diversas áreas de conhecimento apresentando subsídios para a compreensão da Língua Espanhola que se realiza na modalidade à distância pela plataforma Moodle promovido pelo Departamento de Letras Estrangeiras com o Centro de Educação Superior a Distancia da UFS. A oferta do curso é para os estudantes de qualquer área de conhecimento com a finalidade de desenvolver estratégias de leitura que ajudem na compreensão de textos escritos ampliando o conhecimento do vocabulário específico e de estruturas sintáticas do espanhol e levando os alunos a também familiarizar-se com as diferentes variedades da língua espanhola no mundo. Neste curso, além de oferecer o ensino de espanhol instrumental, também se objetiva a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras (espanhol e português/espanhol) em analise e elaboração de material didático. Assim, nosso objetivo principal é propor e analisar a criação de materiais didáticos para as aulas de idioma instrumental, para tal objetivo baseamo-nos nas teorias pedagógicas propostas por Guimarães (2003), Xavier (2005), Oliveira (2003, 2006). Baseamo-nos no conceito de cibercultura de P. Levy (1999) e Kensi (2003) e no Grupo REA (Recursos Educativos Abertos) do Brasil com propostas e temas relevantes como, por exemplo, as que nos expõe o professor Nelson Pretto (2008) entre outros.

Palavras-chave


Plataforma Moodle, Material Didático, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Língua Estrangeira Instrumental

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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