MÍDIAS IMPRESSAS E VIRTUAIS NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES

Karla Cândido Soares, Larissa Gotti Pissinati

Resumo


O uso das mídias de forma didática tem seus primórdios desde a implementação de cursos por correspondências e na forma EAD, tais experiências possibilitaram a inserção das mídias nas mais diversificadas atividades desenvolvidas na escola, pensando nesse paradigma este estudo tem com objetivo central analisar como as mídias - informática e material impresso - vem sendo trabalhada na aprendizagem dos estudantes. O estudo foi desenvolvido em 2014 no município de Ji-Paraná em uma escola pública da rede estadual. Os procedimentos metodológicos envolveram as técnicas de aplicação de questionário e observação em sala de aula e no laboratório de informática da escola. Os resultados apontam que no âmbito da escola, os estudantes e docentes utilizam com mais frequência a Tv a partir do uso do vídeo com fins didáticos para introduzir ou aprofundar conteúdos. Em relação à informática, os dados coletados permitem afirmar que metade dos estudantes, participantes evidenciam que o uso desta ferramenta é direcionado apenas para pesquisar temas solicitados pelos professores e professoras e a outra metade informou que utiliza de forma aleatória. Assim, foi possível verificar que as mídias - informática e material impresso – efetivamente têm ocupado um espaço importante na sala de aula, contribuindo para a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave


Recursos tecnológicos; Mídias; Formação em serviço

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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