POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO MINECRAFT INCORPORANDO JOGOS COMERCIAIS NA EDUCAÇÃO1

Claudia Almeida Rodrigues Murta, Marcus Guilherme Valadares, Waldenor Barros Moraes

Resumo


RESUMO: os jogos eletrônicos ultrapassaram as barreiras do entretenimento, associando-se a outras esferas sociais, como a do trabalho, da educação, da cidadania, etc., especialmente devido à célere expansão das tecnologias de informação e de comunicação (Tics). Nesse contexto, surgem jogos eletrônicos comerciais de grande popularidade que precisam ser explorados no tocante a sua função / influência na formação educacional de crianças, de adolescentes e também de adultos. Propomos, portanto, a análise de um jogo comercial, Minecraft, à luz dos princípios de Gee (2005, 2009, 2014). O autor nos fala do potencial dos chamados serious games, que envolvem uma série de domínios, habilidades e conteúdos de diferentes âmbitos da vida.

Palavras-chave


Jogos eletrônicos comerciais; Potencial Pedagógico; Princípios de Aprendizagem

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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