PRÁTICA AUTOBIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: TESSITURAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO ATRAVÉS DO ACERVO DIGITAL PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Marinalva Batista dos Santos Neves, Tânia Regina Dantas

Resumo


As Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) estão inseridas no dia-a-dia da sala de aula de forma coletivizada e heterogênea. Destarte, o objetivo geral do artigo é analisar aspectos da oficina Aprendendo a Aprender através das TIC – Oficina sobre acervo digital, elencadas pelos docentes de uma unidade da rede pública de educação básica, de Salvador, como fundamentais para a qualidade do ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos, pretende-se: avaliar a oficina Aprendendo a Aprender através das TIC – Oficina sobre acervo digital como mediadora no processo de aprendizagem diante das multiplicidade de ferramentas tecnológicas existentes, assim como considerar a autobiografia como
possibilidade metodológica. Como opção metodológica utilizou-se a pesquisa-ação, a pesquisa bibliográfica e documental, para coleta de dados e informações foi utilizada a observação participante; entrevista semi-estruturada. Os sujeitos da pesquisa estão representados por uma amostra de 11 docentes/alunos da unidade selecionada. Constata-se que a admissão das TIC na práxis docente exige mudanças paradigmáticas por parte dos sujeitos. Conclui-se que a oficina Aprendendo a Aprender através das TIC – Oficina sobre acervo digital posssibilitou a potencialização de conhecimento de modo transformador, por meio da ação/reflexão/ação, proporcionando condições para a resolução de problemas por meio da interatividade entre os sujeitos nos portais acadêmicos públicos de conteúdos digitais. A oficina organizou-se, desta forma, como elemento de colaborativo na prática docente.


Palavras-chave


Tecnologias. Educação. Acervo digital

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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