BLOG COMO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES CONCEITUAIS

Mariana Dutra de Carvalho Lopes

Resumo


Este trabalho apresenta algumas considerações conceituais sobre o uso de blogs na educação. Como referencial teórico, foram selecionados Richardson (2009), Amaral, Recuero e Montardo (2008) e Ribeiro (2012). A partir das propostas desses autores, são apresentadas as principais características dos blogs e discutidas as suas possíveis consequências quando aplicadas em contextos educacionais. Paralelamente à discussão, são feitas considerações sobre o blog do Universidade, Educação a Distância e Software Livre – UEADSL, evento promovido como atividade final em uma disciplina de graduação. Como conclusão, é apontado que a forma de organização do evento no blog, enquanto espaço para socialização de trabalhos finais de uma disciplina, contempla as principais características e potenciais dessa ferramenta na educação. Dessa forma, este trabalho pode contribuir com a reflexão sobre metodologias de uso de blogs e sobre práticas adotadas por professores no emprego de tecnologias.


Palavras-chave


Blog. Ambiente de aprendizagem. Reflexão. Interação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.