O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES BASEADO EM JOGOS

Cristiano da Silveira Colombo

Resumo


As dificuldades encontradas por alunos no processo de ensino-aprendizagem de algoritmos e programação de computadores estão relacionadas a diversos fatores, sendo objeto de estudo de inúmeros trabalhos. De acordo com Smith (1981), existem dificuldades que os acadêmicos encontram em relacionar os significados das informações recebidas e as suas dependências com outros conteúdos. Já Falkembach et al. (2003) relatam a existência de dificuldades no entendimento dos enunciados dos problemas, enquanto Olsen (2005) fala sobre a falta de habilidade na construção de solução para os problemas apresentados. Neste contexto, recorre-se aos conceitos de desenvolvimento de jogos digitais, inseridos no âmbito de disciplinas de programação, com o intuito de promover um aprendizado dinâmico, agradável e desafiador para o aluno. Para buscar este ambiente agradável para o ensino de algoritmos e programação de computadores recorre-se à gamificação. A gamificação consiste na integração, em situações do cotidiano, de princípios que pertencem ao mundo dos games. Estes princípios, segundo Kapp (2012), podem ser mecânicas de jogo tais como imposição de regras, challenge, interatividade, sistema de pontos e vidas, classificação, limite de tempo, competição, etc., e dariam maior motivação e engajamento às pessoas na execução de uma tarefa. A gamificação se apresenta como um fenômeno emergente com muitas potencialidades de aplicação em diversos campos da atividade humana, pois a linguagem e metodologia dos games são bastante populares, eficazes na resolução de problemas (pelo menos nos mundos virtuais) e aceitas naturalmente pelas atuais gerações que cresceram interagindo com esse tipo de entretenimento. Ou seja, a gamificação se justifica a partir de uma perspectiva sociocultural.

Palavras-chave


Gamificação; Sistemas de Informação; Informática na Educação; Interdisciplinaridade

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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