O USO DE MÍDIAS PARA O ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS
Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade discutir formas de utilizar as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para ensinar o aluno a buscar as informações necessárias, de forma crítica, em gêneros textuais. Na visão dos autores, a fotografia – o gênero estudado – possibilita o estudo da sequência textual descritiva. Somado a isso, ele propõe o estudo do referido gênero dentro do recorte crítico-reflexivo. Identificar o assunto, verificando os aspectos físicos e psicológicos que ele contém, analisar os elementos que compõem uma foto e fazer a descrição textual da imagem são os objetivos da presente proposta. Para tanto, os autores propõem a realização deste estudo em doze etapas: sondagem sobre o conhecimento dos alunos quanto ao uso das TICs; estudo das diferenças entre gêneros e tipos textuais; estudo do gênero “fotografia”; definição dos temas a serem fotografados; execução da tarefa de fotografar a temática definida; seleção das fotografias e elaboração de legendas; impressão das fotos em papel fotográfico; montagem de painéis para exposição na sala de aula; exposição dos trabalhos e debate em sala de aula; exposição dos trabalhos na escola; postagem do material no blog da escola e avaliação de todo o processo. Durante o estudo, os alunos farão uso de algumas TICs, como máquina digital, celular, pen-drive e computador, aprendendo a usá-las de forma pedagógica. A expectativa dos autores é que o uso das TICs e dos recursos oferecidos por elas impulsione o ensino e facilite o aprendizado dos alunos, contribuindo para melhorar não só a interpretação textual, mas também a produção de textos.
Palavras-chave
Linguagem; Tecnologia; Educação
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2317-0239 (Eletrônico)
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.