Um deserto de palavras, uma biblioteca de areia: a coleção em Benjamin e Calvino

Bruna Fontes Ferraz

Resumo


Neste texto, pretende-se refletir sobre a relação enigmática estabelecida entre um colecionador e as peças de sua coleção, como um encontro fortuito e marcado pelo desejo. Assim, por ser sempre uma escolha casual e pessoal, qualquer quinquilharia pode interessar ao colecionador, que vê nesta um resumo do mundo. Entre a dispersão e o vazio, a desordem e a ordem, funda-se uma coleção como promessa de uma perenidade que sempre se dissipa em seu propósito. Por isso dois emblemas guiarão este estudo: o da biblioteca e o do deserto, símbolos ao mesmo tempo do infinito e da incompletude. Como essas imagens nos remetem ao solitário espaço da linguagem, analisaremos dois paradigmáticos escritores, Walter Benjamin e Italo Calvino, por terem sido em vida colecionadores de palavras.

Palavras-chave


coleção; Walter Benjamin; Italo Calvino.

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução de António Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

BENJAMIN, Walter. O colecionador. In: ______. Passagens. Tradução de Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

BENJAMIN, Walter. Desempacotando a minha biblioteca. Uma palestra sobre o colecionador. In: ______. Imagens do pensamento. Sobre o haxixe e outras drogas. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CALVINO, Italo. Eremita em Paris. In: ______. Eremita em Paris: páginas autobiográficas. Tradução de Roberta Barni. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CALVINO, Italo. Coleção de areia. In: ______. Coleção de areia. Tradução de Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

OTTE, Georg. A natureza enquanto espaço da história e da literatura em Walter Benjamin. Projeto de pesquisa. 2011. [Não publicado].

PERNIOLA, Mario. O efeito barroco: o enigma da coleção. In: ______. Enigmas: egípcio, barroco e neobarroco na sociedade e na arte. Tradução de Carolina Pizzolo Torquato. Chapecó: Argos, 2009.

SARLO, Beatriz. Siete ensayos sobre Walter Benjamin. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.1.8.24-33

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.