Os Pintores de W. G. Sebald: a função das belas artes na sua obra em prosa

Anne Fuchs

Resumo


Há uma literatura crescente acerca do uso da fotografia por Sebald, que aborda uma certa  ambiguidade ontológica que abrange a maior parte das fotos contidas em sua obra. Em Sebald, fotografias tendem a exceder o código simbólico das narrativas; elas frequentemente desestabilizam as relações que se estabelecem entre texto e imagem, vida e morte, trauma e história, lembrança e esquecimento.  Nesse contexto, o presente artigo enfoca o tratamento que Sebald deu às Belas Artes em seus escritos, argumentando que na prosa sebaldiana a distinção entre arte e fotografia é significativa tanto em termos estéticos como epistemológicos, e deve, consequentemente, receber uma análise mais detalhada.  Enquanto a fotografia tende a explorar as relações entre história e trauma por meio do convite à averiguação do seu próprio estatuto representacional, as obras de arte erudita que figuram na prosa de Sebald se oferecem como um porto seguro para a contemplação terapêutica, um contraponto que manifesta momentos de transcendência. O argumento se desenvolve fazendo referência ao importante ensaio de Sebald sobre o pintor Jan Peter Tripp, e as releituras das obras primas que figuram em Schwindel.Gefühle., Die Ausgewanderten, Die Ringe des Saturn e Austerlitz.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBES, Claudia. Die Erkundung der Leere. Anmerkungen zu W. G. Sebalds ‘englische Wallfahrt’ Die Ringe des Saturn. Jahrbuch der deutschen Schillergesellschaft, v. 46, p. 279-305, 2002.

BARTHES, Roland. La chambre claire. Note sur la photographie. Paris: Gallimard, 1980.

BENJAMIN, Walter. Über einige Motive bei Baudelaire. In: ______. Illuminationen. Ausgewählte Schriften. usgewählt von Siegfried Unseld. Frankfurt a M.: Fischer, 1977. p. 185-229.

BOEHNCKE, Heiner. Clair obscur. W. G. Sebalds Bilder. Text + Kritik, v. 158, p. 43-62, 2003.

CEUPPENS, Jan. Im zerschundenen Papier herumgeisternde Gesichter. Fragen der Repräsentation in W. G. Sebalds Die Ausgewanderten. Germanistische Mitteilungen, v. 55, p. 79-98, 2002.

DUTTLINGER, Carolin. Traumatic Photographs: Remembrance and the Technical Media in W. G. Sebald’s Austerlitz. In: LONG, J. J.; WHITEHEAD, Anne (Ed.). W. G. Sebald – A Critical Companion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2004. p. 155-171.

ESHEL, Amir. Against the Power of Time: The Poetics of Suspension in W. G. Sebald’s Austerlitz. New German Critique, v. 88, p. 71-96, 2003.

FRITZSCHE, Peter. Stranded in the Present. Modern Time and the Melancholy of History. Cambridge/MA, London: Harvard University Press, 2004.

FUCHS, Anne. Geschichte als Metaphysik des Unglücks. In: ______. Die Schmerzensspuren der Geschichte. Zur Poetik der Erinnerung in W.G. Sebalds Prosa. Cologne, Weimar, Vienna: Böhlau, 2004. p. 165-205.

FUCHS, Anne. Natur und Landschaft in Die Ringe des Saturn. In: ______. Die Schmerzensspuren der Geschichte. Zur Poetik der Erinnerung in W.G. Sebalds Prosa. Cologne, Weimar, Vienna: Böhlau, 2004. p. 207-231.

HARRIS, Stefanie. The Return of the Dead: Memory and Photography in W. G. Sebald’s Die Ausgewanderten. The German Quarterly, v. 74, p. 379-391, 2001.

HEFFERNAN, James. Ekphrasis and Representation. New Literary History, v. 22, 297-316, 1991.

HIRSCH, Marianne. Family Frames. Photography, Narrative and Postmemory. Cambridge/Mass. a. London: Harvard UP, 1997.

HUGHES, Robert. Frank Auerbach. London: Thames & Hudson, 1990.

HUYSSEN, Andreas. On Rewritings and New Beginnings: W. G. Sebald and the Literature About the Luftkrieg. Zeitschrift für Literaturwissenschaft und Linguistik, v. 31, p. 72-90, 2001.

KRACAUER, Siegfried. Die Photographie. In: ______. Das Ornament der Masse. Frankfurt a. M.: Suhrkamp, 1977. p. 21-39.

KRIEGER, Murray. Ekphrasis. The Illusion of the Natural Sign. Baltimore: John Hopkins University Press, 1992.

KRISTEVA, Julia. Powers of Horror. An Essay on Abjection. Trans. by Leon S. Roudiez. New York: Columbia University Press, 1982.

LEVINAS, Emmanuel. Basic Philosophical Writings. Ed. Adriaan T. Peperzak, Simon Critchley e Robert Bernasconi. Bloomington: Indiana University Press, 1996.

LONG, Jonathan J. History, Narrative and Photography in W.G. Sebald’s Die Ausgewanderten. The Modern Language Review, v. 98, p. 117-137, 2003.

SCHEDEL, Susanne. Wer weiß, wie es vor Zeiten wirklich gewesen ist? In: Textbeziehungen als Mittel der Geschichtsdarstellung bei W.G. Sebald. Würzburg: Könighausen & Neumann, 2003. p. 66-83.

SEBALD, W. G. Austerlitz. Munich, Vienna: Carl Hanser, 2001.

SEBALD, W. G. Die Ausgewanderten. Vier lange Erzählungen. Frankfurt a. M.: Fischer, 1994.

SEBALD, W. G. Die Ringe des Saturn. Eine englische Wallfahrt. Frankfurt a. M: Suhrkamp, 1997.

SEBALD, W. G. Schwindel. Gefühle. Frankfurt a. M.: Eichborn, 1990.

SEBALD, W. G. Wie Tag und Nacht – Über die Bilder Jan Peter Tripps. In: ______. Logis in einem Landhaus. Über Gottfried Keller, Johann Peter Hebel, Robert Walser und andere. Frankfurt a. M.: Fischer, 2000. p. 169-88.

WEBER, Markus. H. Die fantastische befragt die pedantische Genauigkeit. Zu den Abbildungen in W. G. Sebalds Werken. Text + Kritik, v. 158, p. 63-75, 2003.

ZILCOSKY, John. Sebald’s Uncanny Travels: The Impossibility of Getting Lost. In: LONG, J. J.; WHITEHEAD, Anne (Ed.). W. G. Sebald – A Critical Companion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.12.1.135-158

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.