Outras narrativas: Imagens da Copa a partir do projeto Offside Brazil

Mariana Tidei

Resumo


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir, a partir do projeto Offside Brazil, a produção de narrativas dissonantes em meio ao que se configurou como um megaevento colonizador que constituiu a Copa do Mundo de 2014. Em um momento de comunicação em rede sob o capitalismo informacional, notamos como a disputa pelo espaço urbano também se desdobra em uma disputa por narrativas com grande ênfase ao impacto das imagens disseminadas nesse processo. Portanto, esse trabalho busca pensar o potencial político das imagens em constituir um campo de experiência democrática possível, a partir de uma operação polifônica.

Palavras-chave: narrativas; imagem; dissenso.

Abstract: This paper intends to discuss, through the Offside Brazil project, the production of dissonant narratives during what has been configured as a colonizing mega-vent as the 2014 Fifa World Cup. At a moment configured by a network communication under informational capitalism, it is noticed how the urban space disputes also corresponds in narrative disputes, with strong emphasis in the images impact that are disseminated in this process. Therefore, this work constitutes an effort to think about the images politic potential in constituting a possible field of democratic experience through a polyphonic operation.

Keywords: narratives; image; dissent.


Palavras-chave


narratives; image; dissent.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, Benedict. Comunidades Imaginadas. Reflexões sobre a origem e difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

BENJAMIN, Walter. A pequena história da fotografia. In: ______. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. v. 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. In: ______. Obras Escolhidas – Magia e Técnica, Arte e Política. v. 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

CAOBELI, Leo. Offside Brazil. Escola Fluxo, jul. 2014. Disponível em: http://escolafluxo.com.br/blog/category/leo-caobelli/. Acesso em: 15 jun. 2014.

CAPRIGLIONE, Laura. Que país é este? Revista ZUM#7, out. 2014.

FONTCUBERTA, Joan. A pós-fotografia explicada aos macacos. Porto Arte: Revista de Artes Visuais, [S.l.], v. 21, n. 35, ago. 2017. ISSN 2179-8001. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/73711/41481. Acesso em: 4 fev. 2018.

FLUSSER, V. Ensaio sobre a fotografia: por uma filosofia da técnica. Lisboa: Editora Relógio D’agua, 1998.

RANCIÈRE, Jacques. O dissenso. Tradução de Paulo Neves. In: NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

RANCIERE, Jacques. A partilha do Sensível. São Paulo: Editora 31, 2009.

ROUILLÉ, A. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

VILELA; Rafael. Três perguntas para a Mídia Ninja. Revista ZUM#7. Disponível em: http://revistazum.com.br/revista-zum-7/3-perguntas-ninja/. Acesso em: 15 jun. 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.13.1.111-125

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Cadernos Benjaminianos
ISSN 2179-8478 (eletrônica)

Licença Creative Commons
Licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.