Aelia Laelia: alegoria e sonhos coletivos na formação negativa da dramaturgia brasileira

Ivan Delmanto

Resumo


Resumo: A partir dos conceitos de alegoria, messianismo e de imagem onírica, retirados da obra de Walter Benjamin, o artigo apresenta, de forma inacabada e incompleta, aspectos do processo histórico de formação da dramaturgia brasileira. Procura-se traçar o percurso de formação de uma dramaturgia nacional identificando os limites e avanços do processo de aclimatação das formas e gêneros de origem europeia, escolhendo como objetos algumas obras e autores em que se pode observar a presença de uma dialética entre negatividade e utopia que, não obstante sua diversidade, poderia caracterizar esse trajeto de formação como capaz de gerar obras tão dilaceradas quanto o tecido social que lhes corresponde.

Palavras-chave: teatro; dramaturgia brasileira; alegoria, imagem onírica.

Abstract: From the concepts of allegory, messianism and dream picture, taken from the work of Walter Benjamin, the article presents, in an incomplete and incomplete way, aspects of the historical process of Brazilian dramaturgy. It is sought to trace the course of formation of a national dramaturgy by identifying the limits and advances of the process of acclimatization of forms and genres of European origin, choosing as objects some works and authors in which one can observe the presence of a dialectic between negativity and utopia and how it, not withstanding its own diversity, could characterize this formation course capable of generating new works as lacerated as the social fabric to which they correspond.

Keywords: theater; Brazilian dramaturgy; allegory; dream image


Palavras-chave


teatro; dramaturgia brasileira; alegoria, imagem onírica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17851/2179-8478.14.1.121-142

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